segunda-feira, 29 de junho de 2015

Higiene e alimentação saudável

HIGIENE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NUNCA É DEMAIS
🍎🍊🍆🍅🍉🍓🍎🍊🍆🍅🍉🍓🍎🍊🍆🍅🍉🍓🍎🍊🍆🍅🍉🍓🍎🍊🍆🍅🍉🍓
🍎🍊🍆🍅🍉🍓🍎🍊🍆🍅🍉🍓🍎🍊🍆🍅🍉🍓








6º Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN)


As crianças e adolescentes SCFV-Horto Florestal prestigiaram A terceira temporada do 6º Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (23), na Câmara Municipal de Nova Andradina. Com a proposta de estimular a produção teatral estudantil e promover a educação para o trânsito junto ao público infanto-juvenil, a temporada marca a participação das escolas estaduais e municipais de Nova Andradina. 
“O Fetran trabalha o tema de forma integrada com questões como segurança, cidadania, respeito, saúde pública, meio ambiente, coletividade, acessibilidade, entre outras. Assim, busca desenvolver atividades pedagógicas com a comunidade escolar e conscientizar os agentes envolvidos sobre sua responsabilidade cidadã”, 
Com objetivo é sensibilizar crianças e adolescentes quanto à necessidade de se conhecer as normas e leis que regem o trânsito brasileiro e os princípios de cidadania, auxiliando-os em sua formação enquanto partícipes do trânsito e tornando-os conscientes e comprometidos com a segurança no trânsito e com o bom convívio social.






Bolinha de gude


Resgate de brincadeira antigas:

Bolita, bolica, berlinde, bila, bola de gude – não importa o nome, o fato é que ela sobreviveu ao avanço do tempo e dos jogos eletrônicos, uma brincadeira ainda tão popular entre as crianças.
Trabalhar concentração, precisão, coordenação motora e óculo visual...Para conseguir a participação dos alunos nas atividades propostas o trabalho pedagógico precisa ser tão motivador quanto um jogo que traga em si características que possibilitem criar regras, obter vitórias, buscar conquistas, digerir derrotas e alçar recomeços. Tem que ser um processo diário de reinvenção e reelaboração de idas, voltas e recomeços.




Passeio na praça

Que criança resiste a um convite para brincar no parque ou na praça?
É com satisfação que compartilhamos algumas fotografias de um dia muito especial para todos nós uma manhã no parque da praça.
E a brincadeira não pode parar e nem o cuidado com as pequenas coisas, “pois é das pequenas coisas que nos tornamos grandes” como contaram as avós…









Projeto de leitura e Programa de robótica do núcleo de Tecnologia Municipal


Nós do SCFV - Horto Florestal prestigiamos a sexta edição do Cultura de Mão em Mão na Praça Queneciano Cecílio de Lima, em Nova Andradina.
O projeto homenageou o ator, escritor, comediante e dramaturgo Roberto Gómez Bolaños, intérprete de personagens como Chaves e Chapolin Colorado, que faleceu em 28 de novembro de 2014 em Cancún, no México.
A cerimônia de abertura teve direito à participação do “Chaves nova-andradinense”, acompanhado por Dona Florinda, Chiquinha e Seu Madruga. Com o apoio do Sicredi, outra novidade desta edição foi a presença da Árvore Falante, que despertou a curiosidade para as histórias contadas por ela. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec),
O projeto idealizado pela Semec visa proporcionar e estimular um momento de leitura, de contar de histórias e de produção de textos coletivos. As ações ocorrem de forma simultânea em barracas com fantoches, livros entre outras atividades envolvendo, ainda, a Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento e o programa de robótica do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM).








Parabéns Mônica

“Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.” 




- Sócrates

sábado, 6 de junho de 2015

Meio Ambiente


Educar para preservar : Um exercício de CIDADANIA!
" Plantamos as sementinhas, agora esperamos seus frutos!"






Horto Florestal & AABB.


A importância da socialização

A partir da interação com outras pessoas, as crianças se apropriam de signos de sua cultura e se modificam, aprendem a negociar e a compartilhar.

“O facilitador tem papel de mediador, devendo facilitar a aproximação entre as crianças. Deve saber elaborar propostas que podem ser compartilhadas e decidir sobre as práticas que devem ser apropriadas por todo o grupo. A organização de um ambiente propício a isso também é trabalho do facilitador. “Ele deve saber sobre os modos de comunicação próprios da faixa etária, reconhecer as singularidades do grupo de crianças, conhecer o nível de autonomia de cada uma, saber colocar desafios que imponham a elas a necessidade de relacionar-se e resolver problemas contando com a parceria de seus pares.” 

Uma tarde de lazer SCFV - Horto Florestal & AABB.








Brincar

“Lápis, caderno, chiclete, pião. Sol, bicicleta, skate, calção...Criança não trabalha, criança dá trabalho”. 
Canção “Criança Não Trabalha”- Palavra Cantada.

Fala do que há de melhor na infância:" A BRINCADEIRA"
Aprender é descobrir o mundo e se descobrir nesse mundo!